segunda-feira, 14 de março de 2016

Sobre planos e mudanças...

Eu lembro como se fosse hoje o dia que fiz minha inscrição no vestibular, em 2005... Eu não cogitava fazer faculdade particular, pois meus pais não poderiam pagar. Eu tinha 16 anos e CLARO que estava bem indecisa sobre que rumo seguir. Na época, estava em dúvida entre odontologia, jornalismo e arquitetura! É... estava BEM indecisa. Eu fiz o que eu considerava mais fácil pra mim, já que matemática e física eram as matérias que eu tinha mais facilidade na época (não eram as que eu mais gostava, mas realmente conseguia aprender mais facilmente). Então, dentre os cursos da área de exatas, arquitetura era o único que me interessava. Na época, o vestibular era seriado... era feita uma prova de múltipla escolha ao final do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Após os três anos, obtendo a pontuação para o curso escolhido, tinha a segunda fase, com questões abertas e redação. As questões abertas eram relativas às matérias referentes à área do curso escolhido. No meu caso, de matemática e física.

Não estava tããão preocupada em passar, pois não sabia se era aquilo mesmo que eu queria, mas me dediquei e passei! Depois que passei, comecei a pesquisar sobre o curso e fui me empolgando. No primeiro período veio o choque de realidade e quase desisti. Mas continuei! Aos poucos fui gostando de umas matérias e odiando outras. Gostava muito das teóricas, mas também amava fazer maquetes.

Depois de ter pago as matérias teóricas, tinha certeza que seguiria a carreira acadêmica e assim foi... Terminei agora meu mestrado, depois de anos de uma relação de amor e ódio. O que eu sabia que não gostava mesmo era de projetar, apesar de ter feito alguns projetos quando era recém-formada.

Mesmo assim, em tudo que eu fiz, eu fiz com todo meu empenho. Fui uma ótima aluna tanto de graduação quanto de mestrado e fiz projetos que agradaram muito meus clientes... Mas ainda me sentia (ou me sinto) meio vazia com essa escolha profissional.

Foi aí que comecei a pensar na possibilidade de fazer concursos públicos... Uma coisa que NUNCA tinha tido vontade de fazer (mas que agora estou!). Então, comecei a pesquisar algum concurso que tivesse a ver comigo. Pesquisei sobre as matérias que seriam estudadas, sobre o cargo, sobre a previsão de edital... Enfim, tudo que eu pudesse saber. E achei! E me empolguei! 

Não tenho dúvidas do meu empenho ao longo de alguns anos até conseguir meu objetivo, mas espero DE VERDADE que esse seja o caminho certo pra mim. Perdi as contas da quantidade de planos que fiz de uns tempos pra cá. Alguns deram certo, outros não... Mas mesmo assim, esses planos que "não deram certo" me fizeram ser quem eu sou hoje, me fizeram acreditar que os planos de Deus são maiores que os nossos, e que a gente ACHA que tem o controle de nossa vida, mas não tem.

Então, estou tranquila com minhas escolhas, pronta pra RECOMEÇAR e acreditar que tudo vai dar certo...

Bora estudar?

Texto que caiu como uma luva pra mim nesse momento que estou passando: O fechamento de um ciclo é sempre uma oportunidade de renascimento interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar!! =D